O tratamento de Canal no dente é feito para eliminar as bactérias, evitar a reinfecção e salvar o dente natural. A pequena cirurgia consiste em tratar a polpa inflamada ou infectada, que é removida, e o
o seu interior cuidadosamente limpo e desinfetado, depois preenchido e selado.
Essa inflamação e infecção são responsáveis pelas dores que tanto incomodam e fazem até dormirmos mal, causa falta de concentração, dificulta a alimentação entre outros fatores.
Como é feita a cirurgia do Canal no Dente
Não há necessidade de se preocupar se o seu dentista ou endodontista diagnosticar um tratamento de canal para tratar um dente danificado ou doente. Milhões de dentes são tratados e salvos com este procedimento todos os anos, aliviando a dor e tornando os dentes saudáveis novamente.
Dentro do dente, sob o esmalte branco e uma camada dura chamada dentina e um tecido mole chamado polpa. Este tecido contém vasos sanguíneos, nervos e tecido conjuntivo, que ajudam a crescer a raiz do dente durante o seu desenvolvimento. Um dente totalmente desenvolvido pode sobreviver sem a polpa porque continua a ser nutrido pelos tecidos que o cercam.
Um tratamento de canal moderno não é nada como dizem nos mitos populares! É muito semelhante a um preenchimento ou restauração de rotina e geralmente pode ser concluído em uma ou duas consultas, dependendo da condição do seu dente e de suas circunstâncias pessoais. A cirurgia de canal no dente é relativamente indolor e extremamente eficaz. Você voltará a sorrir, morder e mastigar com facilidade em pouco tempo.
Vantagens de fazer a cirurgia de Canal no Dente:
- Mastigação eficiente
- Força e sensação de mordida normais
- Aparência natural
- Protege outros dentes de desgaste excessivo ou tensão
Tudo o que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia de Canal no Dente
Um tratamento de canal no dente (também conhecido como tratamento endodôntico) é um procedimento sério, mas que os especialistas lidam todos os dias. Antes de realizar qualquer tipo de trabalho odontológico, é importante conhecer alguns fatos importantes.
Separamos algumas das perguntas que mais recebemos diariamente aqui na Clínica Tudo Por Um Sorriso e nossos especialistas responderam abaixo.
A cirurgia de Canal no Dente dói?
Como os pacientes recebem anestesia, a cirurgia de canal no dente não é mais dolorosa do que um procedimento odontológico regular, como obturação ou remoção de um dente do siso. No entanto, geralmente fica um pouco dolorido ou dormente após o procedimento e pode até causar um leve desconforto por alguns dias.
Como saber se preciso de uma cirurgia de canal no dente?
A infecção ou inflamação do canal no dente pode ocorrer devido a um rachado por lesão ou genética, uma cavidade profunda ou problemas de um preenchimento anterior. Os pacientes geralmente precisam de um tratamento de canal quando percebem que seus dentes estão sensíveis, principalmente a sensações de calor e frio.
Existem alguns sintomas que significam que você pode precisar de um tratamento de canal no dente:
- Dor intensa ao mastigar ou morder
- Espinhas nas gengivas
- Um dente lascado ou rachado
- Sensibilidade persistente ao calor ou ao frio, mesmo após a sensação ter sido removida
- Gengivas inchadas ou sensíveis
- Deterioração profunda ou escurecimento das gengivas
Posso ir para a escola ou trabalhar depois de fazer um tratamento de canal?
Embora você provavelmente fique com o dente dormente por 2 a 4 horas após o procedimento, a maioria dos pacientes pode retornar à escola ou trabalhar diretamente após a cirurgia de canal no dente. No entanto, não é aconselhável comer até que a dormência desapareça completamente.
Quanto custa um tratamento de Canal no Dente?
O custo varia de acordo com a complexidade do problema e qual dente é afetado. Os molares são mais difíceis de tratar e a probabilidade é geralmente mais alta do canal ser afetado.
Geralmente, o tratamento endodôntico e a restauração do dente natural são mais baratos do que a alternativa de extração do dente. Um dente extraído deve ser substituído por um implante ou ponte para restaurar a função mastigatória e evitar que os dentes adjacentes se desloquem. Esses procedimentos tendem a custar mais do que o tratamento endodôntico e a restauração adequada.
Porém alguns casos o implante é inevitável devido o dente estar altamente comprometido e o tratamento ser inviável.
Agora que você já sabe muito mais sobre canal no dente é só agendar sua consulta de avaliação com um dentista especialista, tirar todas suas dúvidas e receber o seu plano de tratamento completo.